Avançar para o conteúdo principal

O leão abobalhado


Domingos Oliveira de Sousa


Vi um leão bobo. Disseram a ele que era o rei da selva. Ele acreditou. Podia mandar em tudo e todos. “Sou o rei”. “Mando aqui sozinho. ” Pensou por alguns segundos.

O rei não sabia ler. Não sabia também escrever e falar em público. Ele não tinha habilidade para falar sobre assuntos espinhosos. Ele chamou o macaco prego para ser seu porta-voz.

O macaco prego não era o mais malandro da selva, mas ele tinha um histórico de várias canalhices. Todo mundo sabia de como se comportava o macaco. Ele aprontava e dizia que era outro. Ele dizia a todo mundo que era honesto. Ninguém acreditava, mas todo mundo sabia quem era o macaco. 

Todo mundo ouvia o macaco, porque o leão, quando falava era através da ameaça. “Vou matar você”, “Vou comer você”, “Vou expulsar você de minha selva” e a coisa iam caminhando para um caos total na selva.

Sempre que podia o macaco colocava uma casca de banana no caminho do leão. O rei dos animais pisava na casca. A pata deslizava. O leão parecia que ia cair, mas corrigia-se e volta a ficar de quatro e dizia: “Este macaco é um porco deixa um monte de casca de banana no caminho”. “ Um dia destes eu pego este vilão”.

Um dia o leão perguntou ao macaco como ele fazia para falar tão bem com todos da selva e todos obedecerem às suas ordens.

“É simples meu rei disse o macaco”. “Eu minto todo mundo sabe que eu sou mentiroso. Eu furto o alheio. Eu trapaceio nas contas. Eu não pago as dívidas. Eu roubo a macacada que trabalha comigo. Eu sou torto. Seu chamo eu pessoa feia de bonita. Ela sorri e faz o que eu mando. Em seguida, digo que o leão gostou daquilo e daquilo outro”.
Continuou o macaco (...)!

“As pessoas não têm medo de mim. As pessoas me obedecem por que elas têm medo do leão mandar. Desculpe, amigo. Você quer guerra. Você quer comer a selva toda. Quando lhe disseram que você era o rei dos animais. Desculpe amigo, foi eu também que inventei esta mentira, se duvidar querido, você não se encontra pronto para nada. Você é um bobo que pensa que manda aqui!!!  Quem manda aqui sou eu e meus amigos. Você apenas faz boa figura na foto”.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fé na fita: Igreja do Senhor do Bonfim!