Avançar para o conteúdo principal

Feliz 2019



Domingos Oliveira de Sousa


Sei que a comunicação produzida pela grande imprensa se encontra na região sudeste do Brasil, sobretudo pela cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Sei também que o tratamento que a região nordeste é tratada como um lugar só. Parece que é um espaço singular, contudo é plural.

A comunicação social trata no singular: Nordeste. Não a região Nordeste. A impressão cabe a nós nordestinos repetidores de um discurso que não é nosso. De um Brasil, que só nos oferecem as migalhas. Chegou para o nordestino é por que não tem nenhum utilidade por lá. Ou seja, somos tratado como rebotalho. Fora os programas de televisão que expressamente deporta o nordestino que se encontra lá como um exemplo de solução dos problemas sociais que os próprios criaram.

Nós não somos xenófobos, mas deveríamos colocar uma placa no aeroporto, na rodoviária, na estação marítima, ou na própria rodovia: “Deixe o seu racismo, discriminação e preconceito em sua casa ou acabe com ele.  Aqui já temos de sobra. Não venha engrossar esta estupidez”. Vale também para a homofobia e o turismo sexual, violência a mulher e afins.

Esta seria uma campanha para quem se encontra aqui e também para quem deseja conhecer esta cidade.  O município de Salvador é o que tem de mais importante nesta cidade. É ele que faz ser a cidade como ela é. Tem o mar, o vento, o sol, o sal, a areia, o verde, coqueiral, as ondas, as espumas da ondas, mas sem esta população não teria este sorriso franco diário. A riqueza desta terra é verdadeiramente o munícipe.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Afinal!!! o que aconteceu no PAF?

Algumas coisas precisam ser ditas no que diz respeito ao concurso realizado no último domingo dia 19 setembro de 2010. A primeira diz respeito ao tratamento dado aos professores(as)  pelos fiscais. Em certo momento, cheguei a achar que, por um lado, havia certo nervossísmo do fiscal que não sabia dirigir a nós professores(as); por outro lado, parecia desrespeito mesmo. Afinal, somos educadores não estávamos ali para burlar a lei. Nós, a princípio, é que fiscalizamos as provas que fazemos e através delas é que vamos encaminhado a vida de muitos  estudantes; contribuindo  na relação de ensino e aprendizagem de muita gente e muito certamente daqueles fiscais, que ali se encontravam, desconfiando de uma possível caneta escanner ou de "pesca" com um eletrônico sofisticadíssimo.   A segunda é a própria avaliação que, a meu ver pareceu-me boa e inteligente. Fiz as primeiras 14 questões e li boa parte das outras questões. Os assuntos refletiam as atividades feitas ...

Página Virada

Domingos Oliveira de Sousa É lembrando Chico Buarque, contudo não é apenas um folhetim. O ano termina com a sensação de uma mudança. Sei que estou fora dessa agenda. Encontro-me fora tanto do ponto de vista municipal, estadual e federal. De fato, são várias “páginas viradas”. Quando falo em outsider, refiro-me à Norbert Elias e a minha condição de professor, afrodescendente e nordestino. Talvez, ou muito certamente, eu faça parte do sujeito que compõe a modernidade tardia de A. Giddens ou a modernidade líquida de Z.B. É como se eu chegasse em uma festa que começou no início do século XX, e eu entrasse nesta festa no início do século XXI, entendo que não estou em igualdade de condições com aqueles que historicamente já tem se espaço conquistado. Eu chego para pagar a conta, para limpar o chão, o banheiro. Estou aqui para cortar a grama. Lavar os pratos. Assistir televisão e imaginar que faço parte desta tal modernidade. Sei o quanto é incomodo, quando estou a ocupar alguma ...