Avançar para o conteúdo principal

Patriotismo à brasileira


   
Vejo a bandeira brasileira presa aos carros durante a copa do mundo. Algumas impressões passaram muito rapidamente: a primeira é que durante o período  das eleições não se vê tantas bandeiras nos carros, nas janelas, nas portas, nos muros, tanto quanto nas camisas dos brasileiros/as. Tem muita gente que não vai votar; ou vota nulo ou vota em branco. Não se usa o verde e o amarelo no dia de eleição normalmente. Esta é um um ponto de vista.
A segunda angulação diz respeito a primeira: será que a ideia de nação e esse patriotismo  se encontra no futebol? outra modalidade desportiva vencedora?
Eis que! Somos brasileiros  no momento da vitória, em algo que faça nos distinguir de outros povos,culturas e histórias.  Do mesmo modo, a impressão dada é que  não conseguimos conviver com a derrota. Lembro quanto à seleção brasileira perdeu para a Itália, entre outras derrotas. O patriotismo foi-se do mesmo modo que veio. Os torcedores enfurecidos lascaram a bandeira,  acabou-se o samba; a prosa ganhou um rumo belicoso. O vizinho que tinha pintado a bandeira no chão da rua começou a destruir a sua obra de arte. Outros falaram mal dos atletas bem como do narrador do jogo. Enfim, nada prestou mais. Será que somos patriotas?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

STF define a suspeição de Moro

O bolo de novembro Domingos Oliveira Sousa

     João pensou em comprar um bolo no mês de outubro. Antes, ele olhava para o bolo na vitrine da loja. Sorria timidamente para  vendedora. O dinheiro no final do mês nunca dava. Ele olhava para os bolos e ficava frustrado por não ter condições de aquele tipo de bolo. O vizinho de João sempre tinha um bolo. A família de José já não ligava para o bolo que ele trazia todo dia. Não tinha mais graça. O bolo era cortado de frente para a televisão pontualmente às 20:00. À medida que o bolo era comido, o silêncio que se estendia pela sala. Ouvi-se as notícias pela televisão. Só assim, João sabia que seu vizinho José estava comendo o bolo. João não tinha inveja de José. Achava que todo mundo tinha direito a um bolo no horário do jantar. A filha de João não queria engordar, mas queria um bolo no horário de jantar. Parecia chique. Jantar e comer bolo. A mulher de João sabia fazer bolo. Era fácil fazer dizia ela sorrindo. A filha também tinha desenvoltura com ...

CORONAVÍRUS: GOVERNO FEDERAL ATUALIZA NÚMERO DE VÍTIMAS E INFORMAÇÕES DO...