Avançar para o conteúdo principal

Patriotismo à brasileira


   
Vejo a bandeira brasileira presa aos carros durante a copa do mundo. Algumas impressões passaram muito rapidamente: a primeira é que durante o período  das eleições não se vê tantas bandeiras nos carros, nas janelas, nas portas, nos muros, tanto quanto nas camisas dos brasileiros/as. Tem muita gente que não vai votar; ou vota nulo ou vota em branco. Não se usa o verde e o amarelo no dia de eleição normalmente. Esta é um um ponto de vista.
A segunda angulação diz respeito a primeira: será que a ideia de nação e esse patriotismo  se encontra no futebol? outra modalidade desportiva vencedora?
Eis que! Somos brasileiros  no momento da vitória, em algo que faça nos distinguir de outros povos,culturas e histórias.  Do mesmo modo, a impressão dada é que  não conseguimos conviver com a derrota. Lembro quanto à seleção brasileira perdeu para a Itália, entre outras derrotas. O patriotismo foi-se do mesmo modo que veio. Os torcedores enfurecidos lascaram a bandeira,  acabou-se o samba; a prosa ganhou um rumo belicoso. O vizinho que tinha pintado a bandeira no chão da rua começou a destruir a sua obra de arte. Outros falaram mal dos atletas bem como do narrador do jogo. Enfim, nada prestou mais. Será que somos patriotas?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O leão abobalhado

Domingos Oliveira de Sousa Vi um leão bobo. Disseram a ele que era o rei da selva. Ele acreditou. Podia mandar em tudo e todos. “Sou o rei”. “Mando aqui sozinho. ” Pensou por alguns segundos. O rei não sabia ler. Não sabia também escrever e falar em público. Ele não tinha habilidade para falar sobre assuntos espinhosos. Ele chamou o macaco prego para ser seu porta-voz. O macaco prego não era o mais malandro da selva, mas ele tinha um histórico de várias canalhices. Todo mundo sabia de como se comportava o macaco. Ele aprontava e dizia que era outro. Ele dizia a todo mundo que era honesto. Ninguém acreditava, mas todo mundo sabia quem era o macaco.  Todo mundo ouvia o macaco, porque o leão, quando falava era através da ameaça. “Vou matar você”, “Vou comer você”, “Vou expulsar você de minha selva” e a coisa iam caminhando para um caos total na selva. Sempre que podia o macaco colocava uma casca de banana no caminho do leão. O rei dos animais pisava na casca. A pa

Fé na fita: Igreja do Senhor do Bonfim!