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Sei quem você é, mas você não igual a mim.

O filme The Human Stain do diretor Robert Benton, baseado no Romance de Phillip Roth, que em língua portuguesa realizado no Brasil recebeu o título de Revelações, vai tratar sobre identidade de forma muito sofisticada.
Collmean Silk é filho de casal de afro - americanos judeus, Clarence Silk, o pai, que é garçom de trem – taverneiro, e sua mãe Dorothy Silk, enfermeira. Colleman tem como irmãos Valter e como irmã Ernestine. Todos com a mesma cor de pele: negra; exceto Colleman que branco de olhos azuis.
O filme é entrecortado e marcado por três relacionamentos vividos por Colleman. Primeiro, no final da adolescência, com Steena Paulssuon, branca, filha de pai descendente de islandês e por parte de mãe tem uma herança dinamarquesa. A segunda Íris com quem casou-se, por fim, a terceira, com cerca de 70 anos Faunia Farley na condição de viúvo.
Colleman ainda estudante vive um relacionamento com Steena que vai constituir uma ruptura em sua vida. Eles se amam. O Sr. SIlk sente a necessidade de apresentá-la a mãe. No caminho para à casa de Colleman, Steena preocupa-se em ser aceita pela família Silk. No retorno, ela separe-se do amado.
Desde de então, a personagem afro – americano judeu viveu e vivia um dilema moral no seu existir como branco, como negro, onde ser aceito, onde ser melhor aceito, são as escolhas a serem feitas por Colleman Silk.
Na sua família, há uma angústia velada por parte de todos entre o filho ou irmão branco de olho azul e sua família negra. Para Colleman, a grande dificuldade era de aceitação com ambos os mundos: entre ser branco e ser negro. A colectividade o via como branco, quando este era negro. O estigma que o perseguiu durante toda a sua vida. Estava implícito e explicito que na árvore genealógica da família que houve em algum momento a mistura com o branco, seja através de casamento, amantes, estupro, aquilo que o filme não deixa bem claro mais fica nas entrelinhas.
Colleman sabe, assim como sua família também que naquele branco há uma marca de negro ou o contrário. Se na perspectiva da alteridade Colleman Silk vive a posição do eu e do outro, sem a possibilidade do seu existir como mestiço que geneticamente ele o é. Na perspectiva da Construção Moral, a personagem central do filme The Human Stain faz a escolha de pela heteronomia, em detrimento da autonomia entre a black e whaite, Cololeman assina o segundo quadrinho, e é seleccionado pela Marinha dos Estados Unidos. Casa-se com Íris. Nega a mãe, o pai morto no trabalho. Nega o irmão e a irmã; dando-os como mortos.
O tempo passa. Colleman forma-se pela NYU e Oxoford, antes de voltar para o EUA, leciona na Inglaterra. Foi um dos primeiros judeus a se tornarem professor de História Clássica no EUA.
Na Universidade de Atena, ele é Reitor e professor de História Clássica. Dinamiza a Universidade. Demite os professores poucos produtivos cientificamente. Cria inimigos. Sentindo falta de dois alunos: Srta Tracy Cumminhs e Sr Willian Thomas, que estavam na quina semana do semestre sem frequentar as aulas. Colleman chama-os de SPOOKS que significa fantasma e também preto de forma pejorativo, depreciativo, portanto na compreensão do politicamente correcto. O reitor, o professor foi racista. Os alunos ameaçam processar a Universidade de Atena, de tal forma que os professores que se sentiam incomodados pela forma que o Reitor administrava Atena aproveita o momento para escarnecê-lo, chamá-lo de racista, coloca-lo contra a parede. Entre perder o cargo de Reitor e de Prof. Da Universidade de Atena, e revelar seu segredo que já tinha cristalizado. Com isso, ele não poderia ser “ racista “, isto por seria spook, seja no primeiro sentido como no segundo. Collema Silk, Reitor da Unversidade de Atena, professor de História Clássica prefere a renúncia ao cargo. Ao mesmo tempo Íris informada da situação vexatória que fora colocado se marido sofre um ataque cardíaco e morre antes de chegar ao hospital.
Revelar quem era ele na altura de sua vida e na estatura do cargo que exercia na Universidade. Era levantar tapete de sua vida que nunca, até então, ninguém sabia desta sua outra identidade A vida que tinha construído era de um homem branco. O seu trânsito no mundo era de um homem branco judeu.
A terceira mulher é Faunia Farley. Faxineira, pouca escolaridade e traz cosigo Lester Farley combatente do Vietinã que vive atormentado a mulher pela morte dos filhos, assim como deseja reatar o relacionamento entre os dois.
Paralelo, a Faunia e Lester entra no filme um terceiro personagem Natham Zurberman uma espécie de narrador interno do filme. O alter-ego de do autor do livro: Phillip Roth. Nathan é escritor e é convidado por Colleman a ecrever a sua história. A princípio, Nathan não a escreve. Tornan-se amigos e confidentes.
Colleman apaixona-se por Faunia Farley. Ele com 70 anos já sabe que sua morte se aproxima, e não vê nada demais relacionar-se com a faxineira da Universidade que um dia ele fora Reitor. Faunia e Colleman formam um casal de um contraste bem marcante. Ela sabe e ele também; restando a ambos o único elo: sexo. Se há um certo ar de romantismo entre o intelectual cheio de títulos e a funcionária da Universidade semi – analfabeta. No entanto, restam a eles, contar suas mazelas. Cada destilar sua dor. Faunia uma vida de pouca felicidade. A perda do pai. O padrasto que a bulinava, quando ela era adolescente, este tentou violentá-la; e por fim a morte do filho mortos no incêndio o qual Lester a culpava pelo acidente.
Há entre Faina e Colleman uma troca de dores. Muito certamente, o título se adequa a este momento do texto. Revelar o quê? A identidade afro americana de Colemam que não teve filhos por que poderiam nascer com esta marca, a qual ele não teve, no entanto não poderia deixar para gerações e gerações posteriores. Revelar para o para seu mundo onde só havia um professor afro – americano; Herb, no momento no qual Colleman fora inquirido, pouca importância deu a quem lhe tinha empregado, ou seja, Colleman. Revela para seu mundo da Universidade de Atena que ele era tão igual a Herb assim como a Senhorita Tracy Cummings e o Sr. Willian Thomas que estavam ameaçando processar a Universidade; pensando que o professor fosse branco, contudo era negro. Revelar par Íris, sua esposa, que na intimidade da vida conjugal. Ele em nenhum momento contou a esposa e esta morreu pensando que o marido fosse branco.
Depois do trauma causado pelo rompimento com Stenna. O silencio para Íris Silk. Colleman revela a Faina ser afro – americano. Algo que para ele e para as representações sócias nas quais ele se encontrava ser negro e ser judeu nos EUA tinha e tem uma carga e significado muito grande. Ele fez uma escolha, Judeu sim, negro não, além da fé que ele professava.
Salvador, 2005
Domingos Oliveira de Sousa

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